Essa semana, como faço todas as terças, fui à feira comprar peixe, e, para a minha surpresa, a barraca de peixe não apareceu, porque depois da Semana Santa é assim mesmo, o barqueiro não pesca, então não tem. Foi o que me disseram.
Passei pela barraca do frango, comprei um peito com osso e voltei pra casa. Abri a geladeira, vi uma bandejinha de presunto e então me lembrei de uns rolinhos de presunto e queijo recheados de frango que fazia muitos anos atrás. Pode-se rechear também com palmito, aspargos, milho, sempre com a base do molhinho bechamel.
Ingredientes
-
200 g de presunto
-
200 g de queijo mozzarela
-
250 ml de molho de tomate sem pedacinhos
-
1 colher (sopa) de creme de leite
Para o recheio de frango
-
1 peito de frango com osso e sem pele
-
1 cebola
-
2 dentes de alho
-
Sal e pimenta
Como preparar
Tempere o frango com sal e pimenta. Na panela de pressão, refogue o alho e a cebola no azeite, coloque o frango, refogue até dourar bem. Se quiser aproveitar o caldo do frango para uma sopa, você pode ainda acrescentar um talo de salsão e 1 folha de louro.
Acrescente água fria até cobri-lo, feche a panela e cozinhe por 15 minutos. Tire o frango e desfie-o. Coe o caldo e guarde para utilizar em sopas (algumas ideias aqui e aqui).
Para preparar o creme, faça o molho bechamel (ensinamos aqui), acrescente o frango desfiado e pronto.
Para fazer os rolinhos, coloque a fatia de presunto, depois a de queijo, um pouquinho do creme de frango e enrole como um canelone. Misture o molho de tomate com o creme de leite, vulgo molho rosé.
Ponha os rolinhos em um refratário, regue com o molho de tomate rosé, e leve ao forno por 10 minutos (o suficiente para derreter o queijo).
Sirva com arroz e/ou salada.