Peixe assado no sal grosso

Essa maneira de fazer peixe é rápida e saudável. É uma receita do Jamie Oliver que tem mais de 15 anos do livro The Naked Chef.

Terça é dia de feira aqui perto de casa, então é dia de peixe assado no sal grosso.

A feira é pequena e não tem muita variedade, mas me viro com o que tenho e sempre procuro utilizar o peixe mais fresco disponível. Às vezes, tainha, outros dias, anchova, robalo. Até mesmo o salmão inteiro fica uma delícia.

Esse link do Paladar é muito útil para aprendermos um pouco mais sobre peixe fresco: tem que ter guelras vermelhas, olhos e pele brilhantes e textura firme.

O forno é muito importante porque se assar demais, ele fica ressecado.

Para cada quilo de peixe, 20 minutos de forno alto preaquecido e 15 minutos de descanso antes de servir para que ele distribua bem os sucos.

Peça o peixe limpo, inteiro, com cabeça e rabo.

 

 

Ingredientes

  • 1 peixe inteiro limpo

  • ervas (salsinha, coentro, manjericão, erva doce)

  • 1 limão

  • papel alumínio

 

Como preparar

Coloque dentro do peixe todas as ervas e fatias de limão e feche-o com palitos ou grampos específicos.

 

 

Em uma travessa ou forma, coloque o papel alumínio, faça uma cama de sal grosso (aproximadamente 2 cm) e coloque o peixe inteiro por cima. Cubra com outra camada de sal grosso, salpique água por cima e leve para assar.

 

 

Retire o peixe do forno e remova o sal grosso tomando cuidado para não furar a pele. Retire os palitos, abra-o ao meio, separe as ervas e o limão para servir a carne. Depois, sirva o peixe com as rodelas de limão. O couscous forma um perfeito acompanhamento para esse peixe (veja receita aqui).

 

Receba novidades e ofertas exclusivas no seu e-mail