Esse rosbife é feito com filet mignon, mas pode também ser substituído por miolo de alcatra. O grande segredo desse prato é o ponto. O filet mignon é macio e delicioso, mas muito passado perde o sabor e a textura. Invista em uma mostarda de boa qualidade, por exemplo de Dijon, porque vai valer a pena no resultado. Sem contar que ela pode ser peça chave para outras receitas, como ovos mimosa, pastinha de atum, molho vinaigrette e croque monsieur. O molho inglês dá o toque final.
Ingredientes
-
1 peça limpa de filet mignon com aproximadamente 1 ½ kg
-
1 colher (sopa) de mostarda
-
8 colheres (sopa) de molho inglês (Worcestshire Sauce)
-
Sal e pimenta
Como preparar
Tire a carne da geladeira meia hora antes de preparar. Tempere-a com sal e pimenta.
Em uma travessa, misture a mostarda e o molho inglês e passe na carne. O ideal é reservar por 2 horas, para curtir bem, mas, se não for possível, tudo bem.
Prefiro sempre colocar a carne depois de temperada em um saco plástico com fecho. Se não tiver, cubra a travessa com filme. Na hora de preparar, enxugue o excesso delicadamente com papel toalha, mas não jogue fora a marinada.
Aqueça uma frigideira de fundo alto, regue com azeite e espere esquentar bem (fogo alto). Coloque o rosbife de um lado e não mexa mais por 10 minutos. Quanto mais mexer, mais liquido ele vai formar e o que queremos é que ele esteja bem tostado por fora e vermelho por dentro.
Passados os 10 minutos, vire o rosbife e deixe mais cinco minutos e, se ainda faltar dourar algum lado, deixe mais 5 minutos no lado que falta e desligue o fogo, deixando-o descansar ali dentro da frigideira. Aproveite para pegar o pouquinho que sobrou da marinada e coloque na frigideira também.
Esse é o ponto que ele está tostado por fora e vermelho por dentro, ou seja, maravilhoso.
Depois disso, é só alegria: sirva em temperatura ambiente com arroz, pasta ou mesmo frio no pão quentinho, se sobrar alguma coisa.
Se quiser um pouco mais ao ponto, pode também levá-lo ao forno quente por mais 10 a 15 minutos.