Falando sobre minha paixão por literatura culinária, tenho um livro chamado BOM APETITE, de 1969, que tem uma receita desse ovo recheado. Desde que redescobri os ovos mimosa, eles têm sido uma boa opção para variar as entradinhas ou até substituir a salada de ovo. Pode ser também mais uma ideia de comidinha para a Copa (relembre o guacamole e o brigadeiro de capim-limão).
Ovos mimosa têm sua origem na língua francesa, porque faz lembrar de uma flor com o mesmo nome. Essa receita ficou esquecida por aqui, mas os americanos/ingleses fazem muito e por lá é conhecido por DEVILED EGGS, que quer dizer ovos condimentados. E, se você for passear por outras versões, vai ver que alguns chamam de ovos russos, entre outros.
Primeiro vamos falar um pouco sobre ovos cozidos. De acordo com o mestre Michel Roux, que dedicou um livro inteiro a essa maravilha (Eggs), o ideal é tirar os ovos do refrigerador 2 horas antes, para evitar que rachem.
Quando cozinhar mais de um, certifique-se de ter uma panela grande com bastante água (sempre fria) para que se acomodem confortavelmente.
Para ovos moles: depois que a água ferver, deixe por 2 minutos.
Para ovos duros: deixe mais 4 minutos. Agora vamos à receita.
Ingredientes
-
4 ovos
-
2 colheres (sopa) maionese
-
2 colheres (chá) mostarda
-
1 colher (café) molho inglês
-
½ cebola
-
sal
-
pimenta
-
salsinha
Como preparar
Depois que a água ferver, cozinhe os ovos por aproximadamente 6 minutos, espere esfriar e descasque-os.
Corte cada ovo ao meio, retire com cuidado as gemas, amasse-as com um garfo e acrescente a maionese, a mostarda, o molho inglês, a cebola picada, sal, pimenta e salsinha a gosto.
Coloque essa saladinha de volta no lugar das gemas em quantidade generosa.
Você pode ainda acrescentar salsão picadinho, maçã raladinha ou até mesmo atum em lata, versão que já encontrei por aí afora. Depois, é só aproveitar esses “barquinhos” recheados!