Essa sobremesa simples e deliciosa, que anda meio esquecida por aqui, foi criada pelo chefe francês Escoffier, por volta de 1890, para a cantora de ópera Nellie Melba, quando foi se apresentar em Londres.
Ela combina pêssegos, coulis de framboesa (que é um purê) e sorvete de creme. Para completar, um crocante de amêndoas.
Como estamos nos aproximando do Natal, vamos fazer uma versão de praliné de nozes e aproveitar a época de morangos para fazer o coulis.
Ingredientes
Coulis de morango
-
250 g de morango
-
100 g de açúcar
-
Limão
Para os pêssegos
-
4 pêssegos frescos
-
limão
-
açúcar cristal para salpicar
Para o praliné
-
1 xícara de nozes
-
1 xícara de açúcar
-
1 colher (sopa) de manteiga
-
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
Como preparar
Coulis de morango
Leve os morangos, o açúcar e umas gotas de limão ao fogo e cozinhe por 10 minutos em fogo baixo. Desligue, espera esfriar e bata no liquidificador ou no mixer até virar um purê.
Pêssegos
Leve para ferver uma panela grande com água. Prepare também uma vasilha com água e gelo.
Quando a água ferver, coloque os pêssegos e conte 1 minuto. Retire-os com uma escumadeira e coloque-os em seguida na vasilha com água e gelo. Descasque-os e pingue gotas de limão para que não fiquem escuros. Salpique açúcar cristal e reserve-os.
Praliné
O grande segredo do praliné é a paciência. Fiz com nozes, mas você pode
Em uma panela grande, fogo baixo, coloque o açúcar e deixe que ele derreta completamente. Tire a panela do fogo, acrescente a manteiga, espere derreter, em seguida o bicarbonato. Por último, jogue as nozes e mexa rapidamente para incorporar bem. Coloque o caramelo em papel manteiga e deixa esfriar. Quebre em pedaços a seu gosto.
Na verdade, o praliné segue a mesma ténica da Pipoca Caramelada que já postamos aqui. Esse vídeo da pipoca mostra a ténica, só troque a pipoca pelas nozes.
Montagem:
Em uma cumbuquinha, coloque o pêssego, uma bola de sorvete, uma colher de sopa do coulis e o praliné por cima.