Com essa história de revirar receitas antigas (sigam a gente no Instagram para acompanhar), encontramos o caderno da minha mãe e, nele, um bilhetinho meu de 1996 com a receita desta de torta de maçã. A primeira coisa que nos chamou atenção, tantos anos depois, é que a receita usa massa folhada Arosa, uma opção rápida e prática. Você encontra no supermercado, e é só seguir as instruções da embalagem.
Nós fotografamos com a massa Arosa, mas, para quem estiver animado, vou deixar aqui no final a receita da pâte sucrée, que é feita da mesma maneira que a pâte brisée (da quiche, que ensinamos a fazer aqui), só com uma pequena diferença de ingredientes.
Ingredientes
-
400g de Massa Folhada Arosa (compramos a semilaminada e abrimos com um rolo)
-
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
-
4 colheres (sopa) de manteiga
-
2 colheres (sopa) de açúcar
-
1 xícara de suco da laranja
-
Uma pitada de noz moscada
-
Uma pitada de canela
-
4 maçãs descascadas e fatiadas
Como preparar
Começando pelo creme: em uma panela, fogo médio, derreta a manteiga, coloque a farinha de trigo e, em seguida, despeje o suco de laranja e mexa sem parar. Acrescente o açúcar, a noz moscada e a canela e mexa até ferver. Reserve.
Descasque e pique as maçãs e coloque-as em uma vasilha com água e gotas de limão para que não fiquem escuras.
Monte a torta:
Abra a massa com um rolo (coloque um plástico por cima para não grudar) e forre o fundo da travessa de 24 cm aproximadamente. Tire as sobras.
Salpique um pouco de canela na massa. Em seguida, disponha as fatias de maçã. Não sou habilidosa com a parte decorativa. Se você também não for, não se preocupe, vai dar certo mesmo assim!
Despeje creme de laranja por cima das maçãs.
Das sobras da massa, corte tirinhas e faça aquele desenho trançado. É importante que vc una bem as extremidades das tirinhas com a massa de baixo.
Pincele uma gema por cima e leve ao forno preaquecido a 200ºC por 45 minutos ou até que esteja dourada.
Espere esfriar bem para servir, assim o creme não escorrerá.
EXTRA:
Pâte Sucrée
Ingredientes da massa
-
250 g de farinha de trigo
-
150 g de manteiga cortada em pedaços pequenos
-
1 xícara de açúcar de confeiteiro
-
uma pitada de sal
-
2 ovos
Como preparar
Coloque a farinha de trigo em uma superfície limpa, faça um buraco no centro, abra os ovos, espalhe a manteiga em pedaços e, por último, o sal e o açúcar.
Vá jogando a farinha de trigo para o centro e comece a misturar a massa com os dedos.
No início, ela vai parecer esfarelada, até que você consiga misturar bem a manteiga. Nesse ponto, a massa vai estar mais homogênea e você precisa trabalhar com ela um pouco com a palma das mãos de 2 a 3 vezes (nada mais é do que esticar a massa com a palma da mão).
A massa está pronta. Enrole em filme e deixe descansar por 1 a 2 horas na geladeira.
Antes de utilizar a massa, tire da geladeira e aguarde uns minutos para ficar mais fácil de abri-la. Coloque a massa na forma, tire os excessos de cima, faça furinhos com o palito por toda ela e asse a 200°C de 15 a 20 minutos. Tire do forno. Agora siga o restante das instruções da mesma forma!