Costumávamos comer o abacate somente como creme feito com açúcar, mas essa é uma prática bem brasileira. Nossos vizinhos latino-americanos usam o ingrediente em pratos salgados, sopas ou como acompanhamento para quase tudo. Uma vez conhecido esse lado B do abacate, é difícil deixá-lo para trás.
Hoje em dia, ele é encontrado em várias versões, com peixe, em saladas, etc, mas é no guacamole que ele reina absoluto, na companhia de limão e coentro. E você não precisa ter um buffet inteiro de comida mexicana, ele é perfeito para ser servido como aperitivo nos jogos da copa acompanhando a cerveja ou a caipirinha.
É um prato realmente fácil de fazer, mas é preciso ter cuidado na hora de comprar o abacate: ele tem que estar obrigatoriamente maduro. Se você apertá-lo e estiver duro, nem adianta, já que vai ser impossível amassá-lo. Às vezes, quando não tenho opção, compro no começo da semana verde mesmo e espero amadurecer até o fim de semana.
Ingredientes
-
1 abacate obrigatoriamente maduro.
-
1 cebola picadinha (preferencialmente roxa)
-
Suco de 1/2 limão
-
Azeite extra virgem
-
Coentro
-
Sal e pimenta
Algumas receitas pedem tomate picadinho, fica a gosto de cada um. Se for colocá-lo, preocupe-se em escolher um bem firme, não muito maduro.
Como preparar
O guacamole precisa ser feito a mão, amassando o abacate com garfo, deixando alguns pedaços visíveis. Nunca bata no liquidificador, não queremos preparar nada com a consistência de purê ou creme.
Coloque o limão, regue com azeite, tempere com sal e pimenta e, por último, o coentro picadinho. Sirva com nachos, preferencialmente aquele sem sabor.
Com certeza será um sucesso absoluto!