A palavra Bruschetta vem do dialeto italiano da Toscana e quer dizer bruscare (tostar, queimar). Tendo isso em mente, é fundamental que essa fatia de pão esteja bem tostada antes de receber a cobertura, da mais simples à mais sofisticada. Esse trio de hoje é de pasta de alcachofra, azeitona preta picada e mozzarella de búfala e, na minha opinião, a campeã, de tomatinhos coloridos temperados.
As coberturas ficam excelentes frias, mas se você quiser mesmo esquentar a mozzarella, faça no forno bem quente e rapidamente, caso contrário, a bruschetta se transformará em queijo quente.
Você também pode cobrir com pasta de abacate, salmão defumado e uma folhinha de coentro, ricota com anchova e tomate, ou ainda cogumelos temperados. Existe uma infinidade de combinações.
Ingredientes
-
Pão italiano ou baguete
-
Pasta de Alcachofra (usei a da La Pastina)
-
1/2 xicara de tomatinhos coloridos picados
-
1 colher (sopa) de manjericão
-
1/2 xicara de azeitonas pretas
-
1/2 xicara de mozzarella ds búfala
-
1 pitada de orégano
-
1 dente de alho cortado ao meio
-
Azeite extra virgem
-
Sal
-
Pimenta
-
Vinagre balsâmico (opcional)
Como preparar
Corte o pão em fatias de aproximadamente 1 cm de espessura. Esfregue o alho dos dois lados das fatias e regue também ambos os lados com azeite antes de tostá-las (alguns fazem o caminho inverso). Utilizei uma frigideira de fundo bem grosso, mas elas também podem ser levadas ao forno sempre bem quente ou à churrasqueira.
De tomatinhos coloridos: Tempere os tomates com sal e pimenta. Coloque azeite e, se quiser, um fio de azeite balsâmico. Por último, dê um toque final com o manjericão.
De azeitonas pretas: Pique as azeitonas e tempere com azeite e orégano. Coloque um bocadinho em cima do pão tostado e finalize com uma fatia da mozzarella de búfala.
De alcachofra: É só passar a pasta de alcachofra no pão já tostado.