O suflê, ou soufflé, é um símbolo da cozinha francesa: sabe-se de sua existência desde o século XVIII. Foi executado inúmeras vezes ao longo desse tempo, mas minha memória me leva mesmo à minha mãe preparando o de cenoura, de chuchu e, também, à Maria, que trabalhou muitos anos comigo, e sempre fez suflê. Ele, então, tornou-se brasileiro, porque é um prato que complementa o nosso almoço com ingredientes que não custam caro e combina com tudo. Impressionante!
Para se preparar um bom suflê, é preciso ter 3 coisas: béchamel + ovos + delicadeza.
Dominando essa base, você prepara qualquer um, desde os mais simples, com chuchu ou cenoura, até os mais sofisticados, com bacalhau ou cogumelos. O queijo pode ser minas curado, gruyére, parmesão ou um mix deles. Aqui utilizamos o queijo da canastra.
A delicadeza na hora de misturar é primordial para que as bolhinhas de ar das claras em neve estejam lá na hora de assar e causar o efeito “soufflé”. Se murchar, paciência, ele fica bom de qualquer jeito. Coragem e vamos lá!
Ingredientes
-
300 ml de leite
-
4 ovos
-
150 g de queijo da canastra
-
1 maço de espinafre
-
40 g de farinha de trigo
-
40 g de manteiga
-
sal, pimenta e noz moscada a gosto
Como preparar
Aqueça o forno a 200ºC. Unte uma travessa de 20 cm de diâmetro ou use 6 cumbuquinhas /ramequins.
Vamos fazer esse soufflé em banho-maria. É bem simples: pegue uma forma (maior que a sua travessa do suflê) e cubra metade com água. Coloque no forno para ferver a água.
Refogue 1 maço de espinafre com um pouquinho de manteiga, tempere com sal e pimenta. Escorra o líquido, pique o espinafre bem batidinho e reserve.
Faça o béchamel.
—————————————————————-
Explicamos direitinho como se faz aqui, mas só relembrando:
-
40 g de manteiga (2 colheres de sopa)
-
40 g de farinha de trigo (4 colheres de sopa)
-
300 ml de leite
-
sal, pimenta, noz moscada
Leve ao fogo a manteiga, espere derreter, coloque a farinha de trigo e acrescente o leite ao poucos. Mexa até ferver e engrossar. Acrescente sal, pimenta e noz moscada a gosto. Desligue e reserve para esfriar.
—————————————————————-
Separe as gemas das claras. Bata as claras em neve com uma pitada de sal, até que fiquem bem firmes.
Agora, é só montar: Misture o queijo ao bechamel. Acrescente as gemas, uma a uma, mexendo bem. Coloque o espinafre refogado.
Delicadamente, coloque colheres das claras em neve ao molho de queijo até misturar tudo, delicadamente.
Coloque essa mistura na travessa untada e leve ao forno em cima da forma (que já está lá com água fervente) e asse de 15 a 20 minutos.