Entre ou Cadastre-se

Clássico: Linguado à la meunière

Você certamente já entrou em algum restaurante tradicional e se deparou com um peixe “à la belle meuniére” no cardápio. Por aqui, acabou virando sinônimo de um molho com alcaparras, cogumelos e camarão. Mas esse é um prato tradicional francês, e o nome se refere ao modo de preparo do peixe: passado na farinha antes de ir para a frigideira.

Redescobrimos essa receita no livro do Balthazar, restaurante icônico de Nova York. Era um dia de feira, e comprei filés de linguado bem bonitos e altos. Não tinha muito tempo para preparar o almoço, mas resolvi testar o tal preparo. Foi sucesso absoluto. Até quem não é muito fã de peixe acaba escolhendo essa receita como sua preferida, porque o caldo do limão siciliano combinado com a manteiga dourada tem um sabor muito especial.

O importante é escolher um peixe em filé que não seja muito fino, o abadejo também seria uma opção. Escolhemos preparar a forma mais básica dessa receita, mas você pode acrescentar também alcaparras ou cogumelos, que vai ficar uma delícia. E já que vai à feira, não se esqueça da salsinha de jeito nenhum, porque ela vai fazer falta.

Para acompanhar, fizemos uma couve-flor bem simples e deliciosa. As batatas são o par mais tradicional. Temos uma receita de Batatas Assadas Crocantes aqui.

 

 

Ingredientes

  • 6 filés de linguado

  • 100 g de manteiga

  • 1/2 xícara de farinha de trigo

  • suco de 1 limão siciliano

  • sal

  • pimenta

  • óleo para grelhar

  • salsinha picada

 

 

Como preparar

Nesse vídeo temos um resumo da receita. Vale a pena conferir!

 

 

Preaqueça o forno a 180ºC. Seque os filés com papel toalha. Tempere-os com sal e pimenta e, em seguida, passe todos na farinha de trigo.

 

 

Em uma frigideira, fogo médio, coloque 2 colheres (sopa) de óleo e deixe esquentar bem.

Coloque de 2 a 3 filés e deixe grelhar por 3 minutos de cada lado. Coloque-os numa travessa e leve-os ao forno para que se mantenham aquecidos enquanto se prepara o molho. Acrescente mais um pouco de óleo, se necessário, e repita o processo até que todos os filés estejam grelhados

 

 

Passe um papel toalha na frigideira. Acrescente a manteiga e espere que ela derreta. Então ela vai espumar, ficar líquida, e começar a borbulhar de novo, agora com tonalidade marrom claro. É o momento de acrescentar o suco de limão, a salsinha. Tempere com sal e pimenta a gosto. Vire esse molho de manteiga em cima do peixe e sirva quentinho.

 

 

Quer aprender a fazer nossa couve-flor? É bem fácil! Veja no vídeo:

 

Receba novidades e ofertas exclusivas no seu e-mail