Essa é a primeira receita que eu, Ana Clara, testei para o blog. Isso que dizer que esse só pode ser um prato muito fácil e delicioso.
Sou apaixonada por molho branco, mas confesso que tenho medo de pedir Alfredo por aí: muitas vezes é pesado e enjoativo. Acho que é por isso que me apaixonei tanto por esse aqui, que veio do livro recém-lançado Back Pocket Pasta, da jornalista Colu Henry.
Uma back pocket pasta é o que vamos chamar aqui de “carta na manga”, uma receita para se preparar com poucos ingredientes, que normalmente temos em casa, mas muito sabor. Além disso, essa é a versão tradicional romana, sem nenhum tipo de creme, apenas manteiga, água do próprio macarrão e queijo.
Ingredientes
-
250g de macarrão
-
½ xícara de queijo parmesão ralado fininho e mais queijo a gosto para servir
-
80 g de manteiga (cortada em 6 partes)
-
pimenta preta moída
Como preparar
Ferva o macarrão conforme as instruções de preparo do pacote. Não se esqueça de salgar a água. Escorra o macarrão, mas antes reserve 1 xícara (240 ml) da água do cozimento do macarrão.
Volte a panela ao fogo médio e coloque a água que você separou. Quando ferver, vá adicionando a manteiga e mexendo. É importante que a manteiga esteja separada em cubinhos. Espere até que um cubinho derreta para adicionar o próximo. Sempre mexendo. Ao final desse processo, a manteiga deve estar totalmente integrada, e o molho vai parecer uma “espuma brilhante”.
Agora, vá colocando o parmesão ralado aos poucos e mexendo bem. Depois, é só colocar o macarrão de volta na panela, misturar bem e deixar que o molho encorpe um pouquinho.
Sirva com mais queijo ralado por cima e pimenta preta moída na hora. Aproveite!