Berinjela caprese – fácil de fazer e de gostar!

Eu adoro berinjela em todas as versões, mas reconheço que ela é carregada de controvérsias. Alguns gostam outros odeiam. É com j ou com g? É fruta ou não? Reduz o colesterol ou é só estória? Coloca-se de molho na água e sal ou não?

Sabemos que ela é originária da Ásia e atingiu seu glamour na Itália, com sua Melanzane alla Parmigiana. Não podemos nos esquecer da Grécia, com a Moussaka, que pode ser encontrada em cada esquina, cada boteco por lá, e do Ratatouille, com sua origem no sul da França.

Acho mesmo que a berinjela mal feita é difícil de engolir. Essa receita de “berinjela caprese” é deliciosa, fácil de fazer e de gostar. 

 

 

Ingredientes

  • 1 berinjela

  • 1 colher sopa de manjericão

  • 8 colheres sopa de azeite

  • 5 tomates cereja

  • 10 fatias de mozzarella de búfala

  • Sal e pimenta

 

 

Como preparar

Tire as pontas da berinjela e corte em fatias não muito finas (aproximadamente 1 cm). Dependendo do tamanho da berinjela, você vai conseguir de 8 a 10 fatias.

Prepare o azeite de manjericão: você pode utilizar o pilão ou simplesmente o liquidificador, só tome cuidado para não triturar demais. Misture os dois, até obter um pesto.

Corte os tomatinhos pela metade. Faça fatias finas da mozzarella.

Coloque azeite em um frigideira de fundo espesso e grelhe as fatias de berinjela em fogo alto por volta de 3 a 4 minutos de cada lado, até que estejam bem douradas.

 

 

Monte em um refratário a berinjela, a mozzarella, o tomatinho e regue com um pouquinho do pesto de manjericão. Leve ao forno bem quente de 3 a 5 minutos, tempo suficiente para aquecer, mas não derreter o queijo.

 

Receba novidades e ofertas exclusivas no seu e-mail