A sopa que queria ser borscht

São muitas as grafias (borsch, bortsch, borshch) para essa sopa que tem sua origem nos países eslavos. Também são muitas as versões: russa, polonesa, ucraniana. Em comum, elas têm a beterraba como ingrediente principal. Podem conter repolho, cenoura, batata, em pedaços, e sempre com um toque azedo.

Nossa receita é uma versão simplificada que contrabalança a doçura da beterraba com o azedinho do sour cream/iogurte. É só ter em mãos um caldo, que pode ser de carne ou legumes. Já ensinamos a fazer o caldo aqui.

 

 

Ingredientes

  • 4 beterrabas com a casca

  • 500 ml de caldo de carne ou legumes

  • Sour cream ou iogurte natural

  • Salsinha

 

 

Como preparar

São duas as maneiras de cozinhar as beterrabas:

1 – Envolva as beterrabas separadamente em papel alumínio e leve-as ao forno preaquecido a 200ºC de 60 a 90 minutos. Espete um palito e veja se já estão macias. 2 – Na panela de pressão, coloque água até cobri-las e cozinhe de 15 a 20 minutos.

 

 

Aqui fiz a versão do forno. Qual é o ganho de fazer no forno? Sabor.

Quando estiverem cozidas, tire as cascas, parta em cubos e bata no liquidificador com o caldo. Acerte o sal e tempere com pimenta.

 

 

Para servir, coloque a sopa, uma colher de sour cream e pique salsinha por cima. Uma variação que eu adoro é cozinhar um ovo, deixar esfriar e ralar como se fosse queijo e, então, salpicar por cima da sopa.

 

Receba novidades e ofertas exclusivas no seu e-mail