Bolinho de bacalhau sem drama

Tenho uma coleção de 1994 chamada “A volta ao mundo em 80 receitas”. São 4 livrinhos: A Cozinha Libanesa, a Cozinha Americana, a Cozinha Italiana e a Cozinha Portuguesa. E é desse livrinho que vem a minha receita. Poucos ingredientes e muito sabor.

Aqui em casa, amamos bacalhau em todas as formas, principalmente no bolinho. Não negamos as raízes portuguesas da família! Por lá, eles são chamados de pastéis de bacalhau.

 

 

Ingredientes

  • 500 g de bacalhau dessalgado e desfiado

  • 2 batatas grandes ou 4 pequenas (aproximadamente 300 g)

  • 1 ovo inteiro batido

  • sal, pimenta e muita cebolinha picada

 

 

Como Preparar

Para essa receita, compro lascas de bacalhau do porto, coloco de molho à noite. No dia seguinte, desprezo a água do molho, coloco o bacalhau em uma panela com água fria e levo ao fogo até começar a levantar fervura. Desprezo de novo a água e repito a operação.

Dessa última vez, não jogo a água fora, porque aproveito para cozinhar a batata nela mesmo até que esteja macia. Com a batata ainda quente, passo por um espremedor e começo a misturar com as mãos a batata com o bacalhau.

 

 

Em seguida, coloco o ovo batido, experimento e acerto o sal e a pimenta e por último, a salsinha, bastante salsinha.

 

 

Para fritar, coloque numa panela óleo, deixe bem quente, e pegue bocados da massa com a ajuda de 2 colheres.

 

 

 Não frite muitos ao mesmo tempo. Eles precisam de espaço. Sirva com azeite e pimenta.

 

 

Ganhamos esse azeite não filtrado da Olitalia e achamos que ficou perfeito com o bolinho. Ele tem um sabor bem vivo, que deu um toque especial.

 

Receba novidades e ofertas exclusivas no seu e-mail