Agora que estamos craques no molho bechamel (aprenda a receita aqui), vamos nos aventurar pelas ruas de Paris. Em qualquer biboquinha, pode-se comer um Croque Monsieur.
Croque em francês quer dizer crocante, e monsieur, senhor. Portanto, devemos preparar um sanduíche que faça justiça ao nome. Depois do croque monsieur, veio a versão croque madame, que ganhou a presença do ovo frito ou pochê e recebeu esse nome porque se assemelha ao chapéu de uma mulher.
Vamos começar pelo pão! O dicionário Larrousse diz: pedaços de presunto entre duas fatias de pão de miga fritas ou grelhadas na manteiga e salpicadas de gruyère.
Esse pão é muito dificil de se encontrar. O pão de forma que normalmente temos aqui tem a casca muito macia, mas na falta do original, podemos fazer com ele mesmo.
Para a minha versão, usei uma ciabatta, tirei um pouco da casca da parte superior e inferior e mantive as laterais.
O queijo: o gruyère e o ementhal são os mais comuns por lá, mas pode-se também utilizar o queijo prato ou até mesmo a mozzarella. Um pot-pourri de queijos também é uma ótima ideia.
Ingredientes
-
2 fatias de pão
-
2 fatias generosas de presunto de boa qualidade
-
100 gramas de queijo
-
Molho bechamel
-
Mostarda (preferencialmente Dijon)
-
Manteiga
Como preparar
Passe manteiga nas duas fatias de pão, naquela parte da casca que foi retirada.
Agora, com a parte do miolo virada para cima, espalhe um pouco de mostarda em ambas as fatias. Por cima da mostarda, ponha o bechamel.
Em uma das fatias, coloque o presunto e mais um pouquinho de bechamel, para fazer melhor o contato com a outra fatia quando fechado.
Na outra fatia, coloque o queijo.
Asse as duas fatias (abertas) em forno quente até que o queijo esteja bem derretido e a parte de baixo dourada.
Para montar, coloque por baixo a fatia com o presunto e por cima a outra, com o queijo voltado para cima.