Adoro sopa. Gosto tanto que tomo até no verão. Ainda bem que existem as versões frias!
Acho também que é uma maneira leve de terminar o dia, já que temos o costume de jantar um pouco tarde.
O caldo é a base de qualquer sopa, seja qual for o sabor. E nāo só de sopa, mas também de risotos, polentas, etc.
Caldo de carne: há algumas versões, umas feitas com osso, outras cozidas no fogo baixo por horas, outras ainda que vão ao forno, mas a que vamos fazer é a mais simples, mas nāo menos deliciosa, na panela de pressāo.
Ingredientes
-
1 kg de carne cortada em cubos grandes (que pode ser músculo, acém, coxāo duro). Se achar o ossobuco, que é músculo com osso, fica melhor ainda.
-
2 talos de salsāo (eu também uso a folha)
-
2 cenouras cortadas em 4
-
2 cebolas cortadas em pedaços grandes
-
4 dentes de alho partido ao meio
-
3 folhas de louro
-
2 l de água fria
-
Você ainda pode acrescentar 1 pedaço de alho poró e pimenta do reino em grão.
Como preparar
Gosto de refogar tudo antes. Coloque uma 1 colher (sopa) de óleo vegetal (girassol ou milho) na panela e, em seguida, despeje todos os ingredientes (o alho, a cebola, o salsāo, a cenoura e a folha de louro) e refogue por 5 minutos.
Coloque a carne e espere mais 5 minutos, mexendo de vez em quando, para que tudo pegue um pouco de cor. Coloque a água fria, uma pitada de sal, mexa, tampe a panela de pressão e cozinhe por 30 minutos. Aguarde até sair toda a pressão da panela.
Retire a carne, descarte as folhas de louro e passe o caldo por uma peneira pressionando bem os legumes e os temperos para aproveitar todo o sabor.
Deixe esfriar completamente. Você vai perceber que a gordura se solidifica na superfície. Com a ajuda de uma colher, retire essa gordura e descarte.
O caldo está pronto para ser utilizado. Ele pode ser congelado, em porções menores, e dura aproximadamente de 2 a 3 meses.
Para fazer o caldo de frango, substitua a carne pela carcaça do frango. Acredite, é com ela que o caldo fica mais saboroso.
E, para o de legumes, retire a carne e repita o mesmo procedimento.
O que fazer com a carne que sobrou?
Desfie toda a carne, descarte nervinhos e gordurinhas que não te agradem, volte para a panela com ½ xícara do caldo pronto, ¼ de xícara de vinho tinto (às vezes substituo o vinho tinto por vinagre balsâmico), uma lata de tomate pelado já picadinho e deixe apurar o sabor por 15 minutos em fogo baixo. Regue com um fio de azeite e finalize com umas folhinhas de manjericão e salsinha, ou até mesmo um pouco de orégano desidratado.
Pronto, essa carne pode ser apreciada com baguete quentinha, como molho para massa ou para cobrir uma polenta molinha.