Outro dia, estava olhando meu primeiro caderno de receitas e resolvi resgatar para vocês esse pudim de laranja. Delicioso e leve, não leva nem leite condensado nem maisena. Talvez o mais difícil dessa receita seja a calda de caramelo, mas seja valente, aprenda a fazê-la e assim tenha calda para várias receitas de pudim e outros doces.
Ingredientes
Para o pudim
-
1 xícara de suco da laranja
-
1/2 xícara de açúcar
-
6 ovos
-
Raspas da laranja utilizada (opcional)
Para a calda
-
1 xícara de açúcar
-
1/2 xícara de água
Como preparar
Comece pela calda de caramelo. Nunca tinha parado para pensar em quantidades quando o assunto é calda de caramelo. Ponho o açúcar, deixo derreter, depois coloco água e deixo dissolver. Pronto. Mas sei que teria que conhecer quantidade e tempo para escrever aqui no blog.
Entrei em um montão de sites, abri livros, experimentei algumas receitas e, sinceramente, o que se ensina não é suficiente para a calda de caramelo sair pronta. Nenhum termômetro pode substituir seu olfato ou sua visão. Mas seguindo direitinho estas instruções, sua calda vai ficar linda!
Vamos lá: coloque em uma panela (ou na própria forma do pudim) 1 xícara de açúcar e leve ao fogo baixo para derreter. Seja paciente!!! Em fogo alto, o açúcar vai queimar e não há maneira de salvá-lo. Quando o açúcar começar a caramelizar pelas pontas, balance a forma com as mãos, de modo que a parte de fora vá para o centro. Faça isso até que o açúcar derreta e adquira a cor de caramelo (redundante, mas necessário).
Nesse ponto, acrescente 1/2 xícara de água e espere que a água se incorpore totalmente ao açúcar, formando assim a calda em ponto de fio. Para saber se esse é o ponto, pegue uma colher dessa calda, ponha em um pratinho para esfriar e ela não pode endurecer.
Agora, no liquidificador, bata os ovos, o suco de laranja (e as raspas) e o açúcar por 5 minutos.
Passe o caramelo no fundo da forma de pudim (a não ser que já tenha feito o caramelo nela), despeje a mistura do pudim e leve ao fogo médio (ou ao forno pré-aquecido a 200º C) em banho-maria por 40 minutos.
Normalmente, as formas de pudim já são próprias para o banho-maria. Caso você não tenha uma, essa técnica nada mais é do que uma panela maior com água e uma forma (com a massa a ser assada) dentro dessa panela. A água ferve e cozinha o que está dentro da forma! O método permite que o alimento cozinhe lentamente, evitando que queime.
Depois de assado, espere esfriar e desenforme. Para saber se está pronto, espete o palito, e ele terá que sair seco!