O risoto é um prato simples de fazer, mas é preciso concentrar-se em alguns pontos. Uma vez dominada a técnica, é possível variar os ingredientes e sempre obter um sabor diferente.
Refogar a cebola, dourar o arroz e deixar descansar ao final são 3 passos fundamentais.
O arroz tem que ser arbóreo ou carnaroli, porque esses tipos possuem mais amido para a cremosidade do risoto. O caldo pode ser de carne, frango, legumes, mas é importante que ele esteja quente na hora de se misturar com o arroz. Nós ensinamos a fazer o caldo aqui. A manteiga é manteiga mesmo. Nada de margarina. A manteiga adicionada ao final vai conferir cremosidade e brilho ao prato.
Ingredientes
-
200 g de arroz arbório ou carnaroli
-
1 litro a 1litro e meio de caldo
-
100 ml de vinho branco
-
Meia cebola picada
-
1 colher (sopa) de manteiga para refogar
-
50 g de manteiga para finalizar
-
50 g de queijo ralado (Parmeggiano Reggiano ou Grana Padano)
-
Sal e pimenta a gosto
Como preparar
Em uma panela, fogo médio, derreta a manteiga, adicione a cebola picada e deixe dourar de 3 a 4 minutos. Acrescente o arroz e refogue por mais 3 a 4 minutos. Adicione o vinho branco, mexa e espere que o arroz o absorva.
Nesse momento, diminua o fogo. Comece colocando uma xícara do caldo (legumes, carne ou frango) na panela e espere secar antes de acrescentar mais.
Vá repetindo esse processo, mexendo sempre! Isso vai levar aproximadamente 15 minutos.
Ao final dessa etapa, o arroz deve estar bem úmido, o grão al dente, ou seja, firme, mas não duro.
Agora acrescente a manteiga e o queijo ralado e mexa até que se incorporem completamente ao arroz. Tempere com sal e pimenta. Desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutos antes de servir.
Para variar, quando o arroz estiver no fim do cozimento, e antes de colocar a manteiga, você pode colocar raspas de limão, aspargos ou cogumelos refogados na manteiga e temperados a gosto.
Prefiro sempre fazer a receita básica do risoto e, ao fim, acrescentar outros ingredientes.